Criar uma Loja Virtual Grátis




ONLINE
1




Partilhe esta Página



LITERATURA

LITERATURA

MARCIA FERREIRA

 

O Iluminado – Stephen King Jack

  Torrence escritor e professor ex-alcoólatra, sua agressividade custou seu emprego ao agredir um aluno. Wendy mãe amorosa não entende a relação de amor entre o filho e o marido. Danny uma criança de cinco anos que é telepata e sensível a forças sobrenaturais, ele consegue captar pensamentos, conhecer segredos, e ver coisas estranhas. Jack aceita o trabalho de zelador num isolado e imenso hotel cujo passado é fantasmagórico. Após a família chegar ao hotel Danny e o chefe do hotel tem uma breve conversa particular sobre a natureza sinistra do local. Ele diz a Danny que sua habilidade se chama "iluminação" e o alerta para evitar o quarto 217. Ele diz ao menino que o que ele irá ver são como figuras em um livro. Danny começa a ter visões assustadoras do passado do hotel, mas não conta aos pais, pois ele sabe a importância do trabalho para o seu pai e o futuro da família. Eles estão presos pela neve em um hotel isolado, um ambiente próprio para o terror, não é um bom lugar para iluminados. O antigo zelador inclusive matou as duas filhas, a esposa e depois cometeu suicídio. Tendo dificuldades em possuir Danny o hotel começa a possuir Jack tirando dele a vontade e o desejo de trabalhar, e ele sendo possuído pelas forças sobrenaturais sinistras do local, passa a querer matar Wendy e Danny. Mãe e filho acabam prendendo Jack na despensa, mas o fantasma o solta. Há várias cenas tensas, a do quarto 217, os arbustos de animais do jardim, a figura do homem vestido de prata, mas com cara de cachorro com olhos vermelhos. "O Iluminado pode ser descrito como um livro que não é para qualquer um, mas para aqueles que buscam o terror psicológico no estilo marcante de King." Para quem somente assistiu o filme eu recomendo o livro, pois o filme não chega aos pés da história, o final é diferente, foram alterados e acrescentados, algumas cenas. O Danny do livro é mais adulto e a Wendy não fica chorando o tempo todo, na verdade ela é uma mulher bem forte. O título foi inspirado em uma música de John Lennon chamada "Instant Karma", que contem a frase "We all shine on". Stephen King gostaria de dar o nome ao livro de "The Shine", mas mudou quando percebeu que "Shine" era gíria pejorativa para negros. " 

 

Frases Marcantes:

"Este lugar desumano cria monstros humanos.

"Danny, volte aqui, seu maldito pirralho. Venha tomar o seu remédio."

"Pegue aquele queijo mano."

 



 

O Caso Laura - André Vianco

 

 

Título: O Caso Laura

Autor: André Vianco

Editora: Rocco

Data: 2011

Páginas: 272

 

 

Com um peso na consciência que lhe vem do passado, e desolada pela doença do pai, Laura encontra um pouca de paz na amizade com Miguel, um homem que ela conversa em um banco de praça. As conversas com Miguel amenizam seu coração dilacerado. O que ela não imagina é que esta sendo observada por um detetive particular contratado por um cliente que por se preocupar com ela, desconfia que há algo errado.

 

Outro personagem é a história de um investigador, que após sua esposa ser assassinada, nunca se recuperou. O policial esta na mira da corregedoria e é observado de perto pela bela agente Gabriela, pela suspeita de quatro homicídios. Juntos eles acompanham o caso de uma viciada em drogas, encontrada morta por golpes violentos com o rosto desfigurado. Através de seu interessante trabalho Marcel o detetive vê algo de misterioso cercando Miguel.

 

Sentado em um bar de periferia o detetive vê seu alvo desaparecer dentro de um barraco. Quando ele consegue entrar, uma surpresa o aguarda, o lugar é um cubículo escuro e sem janelas, completamente vazio. Com o decorrer da investigação Marcel se vê fascinado por Laura, a descoberta da verdade agora se torna pessoal.

 

Mais um livro do extraordinário escritor, brasileiro nascido em São Paulo e criado em Osasco. Com doze livros publicados e com uma venda de 500 exemplares, mostra que ele é um artista com grande domínio literário, escreve super bem na forma e conteúdo.

 

ANDRÉ VIANCO